20 de julho de 2010

Bingo de Divisão

Olá =]]]

- Como já havia mencionado no post anterior, motivar os alunos é muito importante.
Alunos mais jovens é realmente um desafio.
Como chamar a atenção?
Como os motivar?

Matemática é um assunto muito rico.
Existem infinitas metodologias de ensino para serem articuladas com os mais diversos conteúdos.

Uma dessas metodologias são os Jogos.

Ano passado, quando eu ainda era um estagiário, desenvolvi em uma sala de 5ª série, com o conteúdo de Divisão de Números Naturais, um jogo de Bingo.
As regras eram bem simples, as mesmas de um Bingo normal.

Eu e minha companheira de estágio, Joslaine (grande amiga), preparamos o jogo. Ao invés de sortear os números, sorteamos operações de divisão. Os alunos, por sua vez, teriam que resolver as operações e localizar os resultados correspondentes em suas cartelas.

Foi uma experiência muito legal. Os alunos nem se entediavam com os cálculos e todos participaram bastante.

Segue o jogo a seguir:



Bingo
View more documents from SoterO o/



Nota 1: Não é preciso algo MARAVILHOSO em sala de aula. Um jogo simples pode motivar bastante.
Nota 2: Este jogo pode ser reformulado para outros fins. Imaginação é sempre muito importante.


Té maaais o///

1 Comentários :

JAM disse...

Olá, obrigada pela visita no blog ( http://professoraju-mat.blogspot.com ). Realmente existem muitos blogs de matemática na rede, assim que começei a fazer o meu, pude perceber isso. Mas acho que isso seja bom, afinal, sinal que as pessoas estão se interessando mais pela área e quem sabe um dia a matemática deixa de ser um "bicho papão" para a maioria das pessoas. Ahh qto utilizar jogos em sala de aula, acho realmente um assunto bastante interessante e motivador nas aulas de matemática, mas, percebo que, na prática poucos professores praticam.
Abraços e apareça mais vezes.

Postar um comentário