27 de julho de 2010

Humor Matemático - Profe e Alunu

Olá =]]]

- Ontem eu estava quase dormindo e pensando em algumas ideias para criar tirinhas, sempre que estou quase dormindo, tenho as melhores ideias, não sei o motivo. Então pensei em situações que aconteceram comigo em sala de aula: eu estava trabalhando com soma e subtração de monômios (7ª série), e em uma aula praticamente ninguém entendeu como realizava somas com letras apenas, o pessoal não entendia sobre "parte literal", que devia ser iguais para somar, fiquei muito triste por isso.
Cheguei em casa e lembrei, eu tinha uma professora na graduação (Professora Simone Alves) ela sempre usava os termos somar batata com batata, banana com banana, todos exemplos mais comuns, e todos se saíam bem. No outro dia de aula, apliquei exercícios desenhando frutas no quadro negro, e todos conseguiam fazem sem prestar atenção que era a mesma coisa da aula anterior. No final de tudo eu disse:
- Fácil isso não é?
- Siiiiim! - Todos disseram ao mesmo tempo.
- E por que ontem praticamente ninguém conseguiu fazer, se era a mesma coisa?!

Todos começaram a rir disso, foi um momento engraçado.

Então criei uma tira a partir dessa situação.

Hoje apresento meus novos personagens: Profe, um professor legal que sempre está disposto a ajudar. E Alunu, aquele aluno que sempre tem dúvidas, um aluno comum.

Segue a tira a seguir:

Tirinha 3 - Profe e Alunu em: Batata + Batata = x + x?


Nota 1: É muito legal levar exemplos que fogem a qualquer tipo de formalidade, todos se empolgam e aprandem antes de entrar no formal.
Nota 2: Só me empolguei com a tira hoje, amanhã sim, como disse ontem, postarei algo sobre Modelagem Matemática.
Nota 3: Preciso fazer um twitter!

o///

11 Comentários :

Kaerveck, o terravus. disse...

verdade, esinar com exemplos nao numericos é eficiente, lembro ate hoje uma vez que meu professor mostrou uma expressao assim:

circulo(quadrado x triangulo)ao quadrado
-----------------------------------------
2 circulos

e ai sim eu aprendi!

greg disse...

rsrs legal, só com humor mesmo pra aprender matematica, dizia um professor meu
http://naosentindo.blogspot.com/

Sophia disse...

só assim mesmo uahsuahsuahsuahs

Ericritico disse...

rsrsrsrsrssrs
Achei legal o exemplo que vc usou!!
rsrsrsrs
e achei muito engraçado a historia!
rsrsrsrssr
Parabéns!!!

Marcela Barreto disse...

Quanta autenticidade um blog de matemática finalmente!

Quanto a tira, se não fosse trágico, seria cômico, realizada brasileira.

Um abraço

Anônimo disse...

haha boa. Tem gente que demora pra entender as coisas!! Divertido o blog, vou seguir praacompanhar as novidades! Abraço.

Carol disse...

Mto inteligente sua ideia. Acho que o problema de entender a teoria foi na hora de relacionar numeros e letras. Quando se pensa em matematica, logo nos vem a cabeça numeros e quando vemos letras incluidas, da um nó.. rsrs

Anônimo disse...

Ótimo blog! Difícil achar blogs de matemática em blogs.
Abraços!

Anderson Faleiro disse...

bem, suas tiras tem um humor bem legal, não aquele tipo de humor sadico ou idiota que vemos na mioria delas, não que eu esteja criticando até porque gosto de ambos e agora que estou conhecendo este aqui, venho para apreciar, gostei do post, realmente a realidade um professor não é um mar de rosas em suas realizações e a frustração aparece varias vezes.

http://bonecozumbie.blogspot.com/

Anônimo disse...

De humor matemático não entendo muito, não, mas o poema matemático eu fiz, já te mandei por e-mail. Espero que aprecie, me responde se vai usá-lo ou não, porque já tô querendo postá-lo no meu Blog... rsss... valeu!

Unknown disse...

Hahah Gostei do broogggg. haha Humor matematico muito criativo

Gente passa la em meu brooogggg http://ricardob12.blogspot.com

Postar um comentário