2 de agosto de 2010

Humor Matemático - Nerdin e Godofreda II



Olá =]]]

- O cálculo do valor PI - representado pela letra grega π. A constante mais famosa e antiga da Matemática. Talvez a mais famosa de todas as ciências.
π é definido como o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro, não importando o círculo, seu raio ou seu diâmetro, sempre será possível encontrar o mesmo valor. Deer, por isso é uma constante não é ?!

Por ser tão antigo assim, podemos imaginar. Nossa descobriram mesmo a muito tempo, que coisa antiga. Mas nãaao, o cálculo do π é um dos poucos estudos gregos que ainda são estudados. 
A verificação rigorosa para demonstração da irracionalidade de PI veio com Lambert em 1 761.

Para a maioria dos cálculos simples é comum aproximar π por 3,14. Uma boa parte das calculadoras científicas de 8 dígitos aproxima π por 3,1415927. Para cálculos mais precisos pode-se utilizar 31 casas decimais. Para cálculos ainda mais precisos pode-se obter aproximações de através de algoritmos computacionais.

Mas o meu objetivo não é mostrar a história completa do π nem nada to tipo. 

Graças ao tema pensei em mais uma ideia para criar uma tirinha, e voltamos aos personagens Nerdin e Godofreda.

Segue a tira abaixo:

# 6 - Nerdin e Godo em: Me passa o valor do PIII !



Nota 1: Ainda hoje estão procurando determinar o valor completo do π, como uma dízima períodica ou um valor racionais. Ninguém ainda sabe como isso irá terminar. Computadores super avançados estão trabalhando para isso.
Nota 2: Se algum telespectador conseguir o valor do π merece muito mais que uma simples quantia em dinheiro.
Nota 3: Alguém tem ideias para tirinhas ?! =D
Nota 4: Muito obrigado ao Renato Brodzinski que fez uma amigável correção. - Já faz tempo que foi demonstrado que π é irracional (aliás, demonstrado, não definido). 
Nota 5: Estou sem responder os comentários por falta de tempo, depois responderei todos. =] 
 
té mais o///

8 Comentários :

Anônimo disse...

Sotero,
Muito bom o post e seu blog por consequência. Eu faço parte do grupo que odeia a Matemática. O trauma vem desde a escola. Nunca fui reprovado, mas em Matemática sempre fazia o mínimo exigido. Se era preciso passar com 60, eu ficava com 60, 60,5, no máximo 61. Como você vem com a proposta de ensinar Matemática de uma forma diferente vou segui-lo e tentar aprender.
Até mais...

Os Confundidos disse...

rsrsrsr
Perfeito!!

Unknown disse...

Muito legal seu blog cara 100% conteúdo! Valeu!

OozZeias disse...

Show...

http://blog.supersapo.net/

Érico Pena disse...

Cara, adorei seu blog! uma idéia super original q ainda não tinha visto em td esse meu tempo de blogueiro. Parabéns pela iniciativa e se vc quiser umas boas dicas de cinema, seridados de tv e ainda curtir um bom humor, passe em: www.cinemeirosnews.blogspot.com e confira
grande abraço do amigo Érico

Jefferson Reis disse...

O pessoal de matemática da Universidade se acha melhor que os de Letras. AKOSKASAKSA' Cara eu corro de matemática, mas agradeço por existirem pessoas que gostem. Toda ciência é valiosa, especialmente esta. Parabéns pelo Blog. É o primeiro que vejo com esta temática. Eu acho que o valor de PI é 3,14. Estou certo? Abraços!

Nando! disse...

Mto legal!

rsrsrsrs

Unknown disse...

SoterO,

Sobre esta frase: "Ainda não é possível definir π como sendo um número racional ou um número irracional"...

Já faz tempo que foi demonstrado que π é irracional (aliás, demonstrado, não definido).

Postar um comentário