18 de abril de 2011

Cartões de Polinômios

Olá =]]]

- Eu estava lendo a Acessoria Pedagógica do livro didático que a escola em que trabalho utiliza e encontrei uma atividade que considerei bastante interativa e decidi postar aqui no blog. Trata-se de um sistema de cartões, idealizado pela professora Estela Fainguelernt, para trabalhar operações de polinômios com material concreto. Essa atividade foi apresentada em um artigo na revista Nova Escola (n. 85, 1995, p. 22-25)

Irei postar esta atividade em duas fases. Na primeira, irei apenas mostrar a construção das peças e como fazer os alunos criarem familiaridade com as mesmas. Na segunda, utilizando as mesmas peças, mostrar como pode ser realizado as operações com polinômios.


Cartões de Polinômios - Construção e Representações

Para confeccionar o material, providencie papelão ou pedaços de cartolina azul e vermelha. Os alunos podem ser separados em grupos e deverão cortar figuras da seguinte maneira.

JOGO LIVRE
Peça aos alunos que analisem o material e identifiquem as relações entre as dimensões e as formas das peças, Sugira-lhes que, usando números, estabeleçam medidas para os quadrados e os retângulos.


CONDUZINDO A ATIVIDADE
Utilizando somentes as peças vermelhas, peça aos alunos que denominem as duas diferenças dimensões das peças nomeando de x e de y os respectivos lados.
O objetivo é eliminar os números da representação e utilizar somente letras.
 


CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO
Peça aos alunos que agrupem algumas peças e escrevem uma representação algébrica associada a elas, como aparece indicado a seguir.



UTILIZANDO AS CORES
Agora, os alunos podem fazer o contrário, a partir de representações algébricas agrupar as respectivas peças. Estabeleça que as peças vermelhas têm valores negativos e as azuis valores positivos. Assim, é introduzido o zero, pois, um conjunto de peças de mesmo formato e de cores diferentes é nulo.







Nota: Amanhã postarei o restante da atividade.

té Mais o///

0 Comentários :

Postar um comentário