10 de abril de 2011

Equações e Balanças

Olá =]]]

- Eu estava procurando atividades lúdicas para postar aqui no blog. No entanto, gostaria de algo diferente. Consegui encontrar neste site, o Math Playground, uma atividade bastante interessante envolvendo o conceito de equações e a ideia da balança, um conceito que causa muita dor de cabeça nos alunos do Ensino Fundamental.

O aplicativo pode ser trabalhado clicando aqui: Model and Solve Algebra Equations




Exemplo:

Ao iniciar, o aplicativo irá gerar uma equação, no exemplo ele gerou automaticamente a equação: x + 8 = 3



Para iniciar a resolução, colocamos a mesma equação na balança e clicamos em CHECK. Caso a balança se equilibre, a equação está escrita corretamente.



O segundo passo é subtrair 8 unidades dos dois membros da equação de forma que a balança continue equilibrada.


Como cada número positivo anula um negativo, conseguimos resolver a equação. A resolução também é apresentada no lado superior direito da tela.


Nota 1: Além desse, existem vários outros aplicativos no mesmo site. Vale a pena conferir.
Nota 2: Todos estamos tristes pelo ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira na cidade Rio de Janeiro !

...

3 Comentários :

Eliane Reis disse...

Teu blog é muito diferente, diria até inovador!
Adorei já estou seguindo!

Parabéns...

http://flordelis02.blogspot.com

Hellen Louz disse...

Salve Salve entendedores da Matemática.. /o/
Gostei do blog.. vou visitar sempree!
Estou te seguindo me segue tbm?
atividadedavida.blogspot.com
Abraços!!!

Cartoon humor disse...

Poxa gostei muito botei até nos favoritos eu sou ruin pkas em matemática aki eu aprendo melhor!
UAHSUAH'
Já estou te seguindo!
www.cartoonhumor.net

Postar um comentário